Alimentos brancos
Também ajudam na regulação dos batimentos cardíacos, bem como na diminuição do risco de cancro, além de também serem fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Benefícios dos alimentos brancos
Nos alimentos brancos, sejam frutas ou vegetais, a sua cor deriva de fitoquímicos chamados de antoxantina.Os alimentos brancos também contêm alicina, que vem ajudar a baixar o colesterol e a pressão arterial, além de reduzir o risco de cancro no estômago, bem como de doenças cardíacas.
Outras razões para consumir alimentos brancos é que alguns deles, como bananas e batatas, também são uma boa fonte de potássio, que é importante para um funcionamento saudável do coração e rins, bem como de outros órgãos vitais. No campo da Medicina Chinesa, os alimentos brancos estão associados ao pulmão.
Exemplos de alimentos brancos
- Banana ou a couve-flor.
- A couve-flor tem propriedades anti-alérgicas que contribuem para aliviar problemas relacionados com asma e alergias cutâneas.
- O alho, por seu lado, atua como um antibiótico que estimula a produção de glóbulos brancos que atacam parasitas.
- O gengibre ou os cogumelos fornecem proteínas que ajudam a tornar o sangue menos espesso e a regular os níveis de colesterol.
- Por seu lado, as cebolas contêm anti-oxidantes que contrariam a formação de células cancerígenas, vindo ajudar na diminuição do nível de colesterol, fluidificando o sangue e evitando a formação de coágulos.
- As batatas têm efeitos benéficos sobre o fígado, estômago e músculos, fornecendo-lhes energia, isto já para não falar noutros alimentos como os nabos, leite, queijo ou arroz.
Estudos
Foi feito um estudo pela Universidade de Wageningen, na Holanda, no qual se avaliou os nutrientes encontrados nos alimentos brancos. A conclusão foi que eles trazem variados benefícios à saúde do coração.De facto, de acordo com a pesquisa, os alimentos brancos têm propriedades capazes de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e mesmo de evitar um acidente vascular cerebral, o temido AVC. E tudo isto se deve à presença de substâncias como a flavina, que vem favorecer a renovação celular e ajudar a controlar os níveis de glicose e triglicéridos na corrente sanguínea.
Além do tudo acima já referido, vale a pena lembrar que os alimentos brancos também são ricos em cálcio, um nutriente que é capaz de baixar a pressão arterial. De facto, há estudos que demonstram que a pressão alta alavanca a incidência de derrames e doenças cardíacas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário